sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Workshop de Animação de Volumes - CIEBA


Até ao dia 11 de Fevereiro de 2013 estão abertas as inscrições para o Workshop de Animação de Volumes: construção e animação de marionetas com estrutura em arame a realizar no CIEBA - Centro de Investigação em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Os interessados deverão preencher online a ficha de inscrição, no site da Faculdade de Belas-Artes www.fba.ul.pt

A inscrição no workshop é feita sem entrevista e mediante o pagamento integral da propina, até atingir o limite de vagas ou acabar o prazo de inscrição.
A inscrição só fica efectiva depois de efectuado o pagamento.


Público Alvo

Estudantes de cinema, cinema de animação, vídeo, ilustração, banda desenhada, arte multimédia ou outros interessados pela animação e pelas imagens em movimento.


Horários

Datas de realização: de 18 de Fevereiro de 2013 a 27 de Março de 2013
Duração: 48 horas em sessões de 4 horas, à 2ª feira e à 4ª feira
Horário: das 18h30 às 22h30

Sobre o formador:

Luís Soares (formador do curso), Lisboa, 1981, estudou Ilustração e Banda Desenhada no ARCO, tendo como professores Nuno Saraiva, André Lima e João Fazenda. Desenvolveu os seus estudos de Cinema de Animação de Desenho e de Volumes no CIEAM/Faculdade de Belas Artes de Lisboa, orientado por Joana Bartolomeu, Nuno Beato e Lorenzo DeglʼInnocenti. Frequentou vários workshops de animação e experimentou diversas técnicas e softwares de apoio à animação digital, animação 2D e volumes. No âmbito da formação, foi responsável pelos workshops de
Animação de Personagens em Volumes / Animação e Dramaturgia e Animação de Volumes para Música Visual, entre outros, realizados no CIEAM/Faculdade de Belas Artes de Lisboa, sob a coordenação de José Pedro Cavalheiro. É animador desde 2006, colaborando em curtas metragens de autor, séries de televisão, videoclips e vídeos promocionais utilizando várias técnicas de animação de volumes, desenho ou digital 2D. Terminou recentemente de realizar o seu primeiro filme, a curta-metragem Outro Homem Qualquer, com argumento de Cátia Salgueiro, que conta com o apoio ICA/RTP.




Programa:

PROGRAMA DO WORKSHOP
Módulo 1.
INTRODUÇÃO; 
Introdução à animação de volumes. 
Duração: 4h (1 sessão) 
Objectivos específicos: 
-Apresentação e introdução à animação de volumes e às regras base da representação de movimento imagem por imagem.
 
Módulo 2. CONSTRUÇÃO;
Construção de uma marioneta com estrutura em arame. 
Duração: 20h (5 sessões)
Objectivos específicos:
-
Desenho técnico e planificação da personagem, definindo partes móveis, fixas e ligações para substituição das mesmas. - Construção de uma estrutura em arame com base na personagem planificada. - Finalização da personagem através da utilização de enchimentos, roupas ou adereços, e pintura destes elementos.
 
Módulo 3. ANIMAÇÃO;
Animação de marioneta com estrutura em arame. 
Duração: 24h (6 sessões)
Objectivos específicos:
- Introdução à animação de marioneta com estrutura em arame através de exercícios simples; - Dramaturgia, acting e interacção entre os personagens.
 
Para mais informação ou esclarecimento de dúvidas sobre os conteúdos programáticos, escrever para: luisfpsoares@gmail.com.

Materiais e equipamentos disponíveis:
Os materiais pedagógicos ou de desgaste essenciais à realização do workshop serão disponibilizados pelo CIEBA: videoprojector, câmaras, tripés, ferramentas, materiais de construção, etc. Se assim o pretenderem, os participantes poderão trazer e utilizar os seus próprios materiais. 


Pagamento 

Propina: 225 €

Só terão acesso ao workshop os candidatos que tenham atempadamente efectuado o pagamento.

A liquidação do valor da inscrição é feita através de duas vias alternativas:

a. presencialmente, na tesouraria da Faculdade de Belas-Artes da  Universidade de Lisboa, horário de segunda a sexta-feira  das 9h30 às 15h30;

b. por transferência interbancária, com os seguintes dados:
Beneficiário:
FBAUL Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Endereço: Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa 
NIB: 0035 0250 0000 5473 930 81

No caso de optar pela transferência deverá enviar-nos uma cópia do comprovativo de pagamento para o email cursoslivres@fba.ul.pt juntamente com os seus dados de identificação.
O recibo será emitido pelos serviços de tesouraria após a transferência se tornar efectiva.
 




Termo de responsabilidade
  • Caso não se verifique o número mínimo de inscritos, a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa não se responsabiliza pela não realização do curso e entrará em contacto com os alunos inscritos para reembolso do valor da propina.
  • Em caso de desistência por parte do aluno, a Faculdade de Belas-Artes reserva-se ao direito de não proceder à devolução do valor da inscrição. 

Sem comentários:

Enviar um comentário